quinta-feira, abril 13, 2006

Actualização do UFPUV para o Sakai 2.1.2

Após a actualização de hoje da UFPUV, o nome de quem está no chat é precedido de uma "luz" de tonalidade azul. Compete a quem vê, decidir ou não juntar-se ao chat (funciona de certa forma como um convite implícito).

Foi ainda adicionado um calendário agregado na página principal de cada utilizador (My Workspace); desta forma, este calendário agrega por "herança" os eventos de cada uma das áreas a que pertencemos.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 10, 2006

Apresentação da UFPUV no dia 12 de Abril

Nesta próxima quarta-feira será realizada uma apresentação interna da Universidade Virtual da UFP.

O evento, destinado aos docentes da FCHS (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais) tem por objectivo apresentar de uma forma prática e rápida a plataforma Sakai e as funcionalidades ao dispor para uso em complemento ao ensino presencial e a iniciativas a distância.

O evento tem início às 14h30, na UFP-sede, anfiteatro A1 e tem uma duração prevista máxima de 2h.

Todos os docentes da UFP interessados no tema, estão convidados a estar presentes.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 07, 2006

Foi notícia na Sakai Newsletter (April 4, 2006)

1. Experimental Site Statistics Tool Developed at Universidad Fernando Pessoa (UFP)

UFP developed an experimental Site Statistics tool (Site Stats) matching some of the needs identified by the Usage Data Working Group. The tool, available in Sakai-contrib, is currently being tested by instructors, and it is expected that their feedback will guide the design of some sort of data warehouse that will allow acceptable performance. We are looking forward to comments and suggestions, and will happily collaborate with others pursuing the same goals.

Etiquetas: ,

Foi notícia na newsletter do CI - UFP de Abril de 2006

Estatísticas sobre a utilização do UFPUV

Portal de E-learning - (http://elearning.ufp.pt):

* Alunos que já utilizaram: 38%
* Docentes que já utilizaram: 31%
* Disciplinas criadas : 2126
* 3517 acessos nos últimos 7 dias
* 24135 acessos desde o lançamento

Acrescentem-se igualmente os seguintes dados:
- desde o seu início, uma média de 11 utilizadores tem estado simultâneamente ligados ao sistema
- no decurso da actividade pedagógica realizada no âmbito do sistema, foram realizados 4417 anúncios.

Estes valores foram obtidos a 6 de Março e referência à actividade desenvolvida no segundo semestre do presente ano.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 06, 2006

Foi notícia na Sakai newsletter de 4 de Abril

Foi notícia no principal meio de circulação entre a comunidade do Sakai o trabalho da equipa UFPUV, nomeadamente o serviço de estatísticas Site Stats.

Segue o excerto da newsletter:
1. Experimental Site Statistics Tool Developed at Universidad Fernando Pessoa (UFP)

UFP developed an experimental Site Statistics tool (Site Stats) matching some of the needs identified by the Usage Data Working Group. The tool, available in Sakai-contrib, is currently being tested by instructors, and it is expected that their feedback will guide the design of some sort of data warehouse that will allow acceptable performance. We are looking forward to comments and suggestions, and will happily collaborate with others pursuing the same goals.

Etiquetas:

Apresentação da UFPUV na FCHS/UFP

No dia 12 de Abril (4ª Feira próxima), das 14 às 16 horas, no A/1, o Professor Feliz Gouveia apresentará aos docentes desta Faculdade a UFPUV.

A UFPUV mantém diariamente um atendimento das 10 às 13 horas, na sala da UFPUV para todos os docentes.

Etiquetas:

quarta-feira, abril 05, 2006

Adopção da ferramenta User Membership

A ferramenta User Membership destinada à administração da plataforma Sakai e desenvolvida pela equipa UFPUV vai ser adoptada pela Universidade de Michigan, para o próximo período lectivo (Spring'06).

A Universidade de Michigan é uma das instituições de ensino superior norte-americanas de referência.

A implementação do Sakai na Universidade de Michigan é o CTools: https://ctools.umich.edu/portal

Etiquetas: ,

A ferramenta Site Stats

Uma nova funcionalidade está disponível para todos os utilizadores com permissões sobre áreas. Com o nome de Site Stats, permite a obtenção de estatísticas de utilização da área em que a ferramenta é instalada.

Entre outras funcionalidades possui um gráfico com indicação e contabilização diária de visitas efectuadas, actividade (contabilizando as acções realizadas) e o número de visitantes distintos (por vezes, o mesmo visitante pode explorar a área por diversas ocasiões). O gráfico mostra a semana em curso e os valores para a semana. O serviço possui diversas opções, conforme também visível na figura (Overview, Events, Reources, Preferences)




Experimente e contribua com sugestões para a melhoria desta ferramenta desenvolvida localmente.

Etiquetas: ,

Desenvolvimento de serviços para a plataforma Sakai

No âmbito das actividades desenvolvidas pela UFPUV, encontra-se o desenvolvimento de software e novas funcionalidades no contexto do Sakai.
A platatorma de ensino colaborativo adoptada pela Universidade Fernando Pessoa é o Sakai, produto de software livre que permite a adaptação e reutilização do código.
Desde o início, foi objectivo da equipa UFPUV, o desenvolvimento de novos serviços e desta forma participar de forma activa e com contribuições próprias para a comunidade Sakai.

Nesse âmbito, foram até ao momento desenvolvidos dois serviços:
- Site Stats: facilidade de estatísticas de uma dada área, para fornecer ao docente/dono da área, informação sobre o seu uso e actividade (estatísticas de utilização);
- User Membership: serviço destinado ao apoio à administração da plataforma, que permite listar para cada utilizador, as áreas a que está associado e obter informação sobre o seu estatuto nessas áreas.

Sugestões para novas funcionalidades ou para a melhoria das existentes são bem recebidas e mesmo necessárias para obter a melhor experiência do uso da UFPUV.

Etiquetas:

Nova ferramenta para estatísticas de uso de uma área

A ferramenta Site Stats esá disponível.
Desenvolvida pela equipa da UFPUV, esta ferramenta fornece informação sobre vários eventos e sobre a consulta de recursos de uma dada área. É útil para monitorar a actividade dos alunos, e a utilização dos materiais colocados à disposição dos alunos numa dada área.

Os alunos não vêm a ferramenta, só os docentes.

Se a decidirem utilizar devem efectuar o seguinte:
1- escolham a área onde a querem utilizar
2- no menu do lado esquerdo escolham 'Site Info'
3- na janela central escolham 'Edit tools'
4- na lista de ferramentas escolham 'Site Stats'
5- confirmem em 'Continue'.
estes passos devem ser realizados para cada área onde se pretenda utilizar a ferramenta Site Stats.

A ferramenta fica disponível no menu lateral esquerdo das áreas onde foi colocada, juntamente com as restantes ferramentas. Como é experimental, o seu funcionamento não está optimizado pelo que poderão ter de esperar uns 20 ou 30 segundos de cada vez que a seleccionarem.

Podem ver o número de visitas total da semana actual, o número de visitas de utilizadores distintos, e um indicador de 'actividade' dado pelo número médio de visitas na última semana e último mês.

Não hesite em contactar a equipa UFPUV com dúvidas ou sugestões. A versão definitiva da ferramenta ficará enriquecida com a colaboração de todos e certamente mais de acordo com as necessidades daqueles que sugerirem novas funcionalidades.

Etiquetas: ,

Questionário sobre Características/Perfis dos aprendentes na Educação a Distância

No contexto do processo de Doutoramento na Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, na área da Educação a Distância (EaD) do Paulo Rurato, é proposto o seguinte questionário.

O objectivo do trabalho de doutoramento é obter mecanismos para avaliação do potencial de sucesso dos aprendentes no contexto da EaD.

O endereço electrónico do questionário é o seguinte: http://aulanet12.cemed.ua.pt/inqrurato/Deve utilizar preferencialmente o Internet Explorer.

Divulgue e responda!