segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Comparação de ambientes de aprendizagem

A EduTools, uma associação prestigiada especialista em questões associadas ao uso de tecnologias na educação possui um local de presença na Internet que permite comparar as ferramentas de ambientes de aprendizagem mais importantes.

Assim, numa comparação isenta, é possível avaliar as funcionalidades oferecidas por diferentes tecnologias alternativas. A comparação do Blackboard, do Moodle e do Sakai como três das mais representativas, é possível consultar numa tabela, no site da EduTools.

Adicionalmente, é possível verificar nessa tabela que são realizadas diversas referências à UFP, na descrição do Sakai, o que confirma o empenho e contribuição para a comunidade, pelo trabalho desenvolvido localmente.

Etiquetas:

Ferramentas Sakai da UFP

Duas das ferramentas desenvolvidas pela equipe UFPUV foram consideradas para serem promovidas na próxima versão 2.4 do Sakai.

As ferramentas em questão são:
SiteStats         Contrib   -->        Provisional
User Membership Contrib --> Provisional
Existem três níveis de ferramentas consideradas na comunidade de software livre do Sakai: contrib (a inicial para as contribuições aceites); provisional (para as que fazem parte do núcleo de ferramentas oficiais e que possuem um nível de integração maior) e core (que inclui as ferramentas no próprio código base distribuído pela Fundação Sakai).

Estamos assim de parabéns por mais esta contribuição da engenharia nacional para um projecto de ponta a nível global.

Etiquetas:

Novas ferramentas disponíveis

Desde o dia 8 de Fevereiro está disponível na plataforma UFPUV duas novas ferramentas desenvolvidas pela equipa da UFP:
- Todo List, lista de afazeres
- Task List, lista de tarefas.

A Task List consiste numa lista de tarefas com prazos de concretização (realçadas com uso de efeitos de texto) enquanto a Todo List é uma versão simplificada da anterior, não existindo o conceito de prazo (apenas permite marcar como completa/incompleta uma determinada tarefa).
As ferramentas podem ser adicionadas a uma área ou ao espaço de trabalho indivídual (My Workspace).

Vale a pena experimentar! ... e aguardam-se comentários.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Nova versão do Sakai

A Fundação Sakai anuncia a saída de uma nova versão do ambiente de colaboração e aprendizagem, na sua versão 2.3.1. A UFPUV acompanha esta actualização.

O Sakai 2.3.1 (demo, binário e fontes para instalação), estão disponíveis em :
http://source.sakaiproject.org/release/2.3.1/

Etiquetas: