quarta-feira, janeiro 24, 2007

A "velha" questão da tecnologia: Sakai versus Moodle

Quando se referem plataformas de e-learning, em especial ambientes de aprendizagem fechados e organizados como sistemas de gestão de aprendizagem ou sistemas de conteúdos orientados para a aprendizagem e se pretende uma solução de software livre, a tendência é para tomar uma de duas alternativas: o Sakai ou o Moodle.

A comparação destas duas alternativas é muitas vezes uma questão quase religiosa para os denfensores de cada uma destas plataformas. Como defensor do Sakai e sem fanatismos, pode ser observado que esta plataforma é mais sofisticada e permite maior potencial de integração e desenvolvimento, mas coloca maiores desafios para a sua instalação e manutenção.

O Sakai é mais recente e possui ainda uma oferta de serviços e funcionalidades a exigir maior maturidade, mas como produto mais recente, disfarça bem a sua juventude (em muitos casos possui melhores soluções) e lucra com a incorporação de tecnologia mais recente quer no contexto do Java, como no contexto da Web e tecnologias com ela relacionadas.

No próprio site da Sakai.org existe alguma informação sobre o tema: sakaiproject.org

De qualquer modo, o Sakai reune grandes expectativas pelo seu posicionamento estratégico e pela tecnologia usada. Lembrar que a sua concepção é bem mais recente, quando comparada com o Moodle: http://www.a-hec.org/research/surveys/osqp0505-4.html

Há um ano atrás, era possível defender que o Moodle tinha maior maturidade. Pessoalmente penso que os números que estão no seguinte link são agora favoráveis ao Sakai: http://www.zacker.org/sakai-project-vs-moodle

Mas a escolha inicial está relacionada com o uso de software livre e essa opção é mesmo objecto de análise por instituições tão importantes como o JISC: http://www.elearning.ac.uk/features/oss ... ou da Edutools: http://www.edutools.info/compare.jsp?pj=8&i=263,276,299,358,366,386,387

Penso no entanto que a escolha da tecnologia deve ser antecedida de uma análise profunda do que é pretendido, de acordo com a importância, escala e complexidade do contexto a utilizar.

Pode-se tratar de salas de aula virtuais: http://wik.ed.uiuc.edu/index.php/Virtual_Classroom De suporte institucional a uma universidade ou mesmo uma região, ou simplesmente o uso por um indivíduo, ou grupo de investigação, ou uma empresa que pretenda constituir uma universidade corporativa, ou no outro extremo, suportar uma acção de formação.

Cada situação deve ser tida em linha de conta e a tecnologia deve ser analisada com base num contexto real. De qualquer forma, listam-se algumas das discussões na Web sobre Sakai versus Moodle: http://www.darcynorman.net/2006/02/06/moodle-vs-sakai-fight http://ctlet.brocku.ca/webct/LMS_Options_and_Comparisons (fala do Sakai, mas não do Moodle...)

Esta é bastante interessante: http://www.earlham.edu/~markp/it/archives/006444.html

Uma comparação bem mais séria sobre o Sakai e o Moodle é dada em immagic.com

...aí todos temos material para um estudo profundo e para assumir as consequências da escolha realizada.

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