quarta-feira, janeiro 31, 2007

Uso da plataforma pelos docentes

Utilização da UFPUV no ano lectivo 2006/07
------------------------------------------

Como consequência da mudança do Sistema de Informação da UFP, a UFPUV ainda não pode criar a distribuição de serviço e efectuar as inscrições de alunos em turmas do corrente ano lectivo. Esperamos que o possa fazer em breve.

Para os docentes interessados em utilizar a plataforma UFPUV desde já, vimos solicitar o envio da informação necessária à criação das áreas. Devem enviar o seguinte para ufpuv-suporte@ufp.pt :

1- nome da disciplina (ex "Sistemas de Informação III")
2- sigla da disciplina, se a conhecerem (ex "SI3")
3- tipo (graduação, pós-graduação, especialização, 2º ciclo Bolonha, etc)
4- cursos (ex Eng Informática)
5- mês/ano de início e de fim (ex 09/2006 a 12/2006)
6- Faculdade (ex FCT)
7- email de outros docentes que devam ter acesso a esta área (ex: abc@ufp.pt)
8- lista de alunos por turma, no caso de existirem várias turmas; é suficiente o número de aluno, listando um por linha. Ex

turma A
123
456
789

turma B
122
233
344

podem recolher os números de alunos em sala de aula. É possível em qualquer altura adicionar ou remover alunos.

Em caso de dúvidas por favor utilizem o endereço ufpuv-suporte@ufp.pt, ou o atendimento no Gabinete UFPUV.

A equipa UFPUV

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 24, 2007

A "velha" questão da tecnologia: Sakai versus Moodle

Quando se referem plataformas de e-learning, em especial ambientes de aprendizagem fechados e organizados como sistemas de gestão de aprendizagem ou sistemas de conteúdos orientados para a aprendizagem e se pretende uma solução de software livre, a tendência é para tomar uma de duas alternativas: o Sakai ou o Moodle.

A comparação destas duas alternativas é muitas vezes uma questão quase religiosa para os denfensores de cada uma destas plataformas. Como defensor do Sakai e sem fanatismos, pode ser observado que esta plataforma é mais sofisticada e permite maior potencial de integração e desenvolvimento, mas coloca maiores desafios para a sua instalação e manutenção.

O Sakai é mais recente e possui ainda uma oferta de serviços e funcionalidades a exigir maior maturidade, mas como produto mais recente, disfarça bem a sua juventude (em muitos casos possui melhores soluções) e lucra com a incorporação de tecnologia mais recente quer no contexto do Java, como no contexto da Web e tecnologias com ela relacionadas.

No próprio site da Sakai.org existe alguma informação sobre o tema: sakaiproject.org

De qualquer modo, o Sakai reune grandes expectativas pelo seu posicionamento estratégico e pela tecnologia usada. Lembrar que a sua concepção é bem mais recente, quando comparada com o Moodle: http://www.a-hec.org/research/surveys/osqp0505-4.html

Há um ano atrás, era possível defender que o Moodle tinha maior maturidade. Pessoalmente penso que os números que estão no seguinte link são agora favoráveis ao Sakai: http://www.zacker.org/sakai-project-vs-moodle

Mas a escolha inicial está relacionada com o uso de software livre e essa opção é mesmo objecto de análise por instituições tão importantes como o JISC: http://www.elearning.ac.uk/features/oss ... ou da Edutools: http://www.edutools.info/compare.jsp?pj=8&i=263,276,299,358,366,386,387

Penso no entanto que a escolha da tecnologia deve ser antecedida de uma análise profunda do que é pretendido, de acordo com a importância, escala e complexidade do contexto a utilizar.

Pode-se tratar de salas de aula virtuais: http://wik.ed.uiuc.edu/index.php/Virtual_Classroom De suporte institucional a uma universidade ou mesmo uma região, ou simplesmente o uso por um indivíduo, ou grupo de investigação, ou uma empresa que pretenda constituir uma universidade corporativa, ou no outro extremo, suportar uma acção de formação.

Cada situação deve ser tida em linha de conta e a tecnologia deve ser analisada com base num contexto real. De qualquer forma, listam-se algumas das discussões na Web sobre Sakai versus Moodle: http://www.darcynorman.net/2006/02/06/moodle-vs-sakai-fight http://ctlet.brocku.ca/webct/LMS_Options_and_Comparisons (fala do Sakai, mas não do Moodle...)

Esta é bastante interessante: http://www.earlham.edu/~markp/it/archives/006444.html

Uma comparação bem mais séria sobre o Sakai e o Moodle é dada em immagic.com

...aí todos temos material para um estudo profundo e para assumir as consequências da escolha realizada.

Etiquetas:

sábado, janeiro 20, 2007

Informação sobre a instalação Sakai da UFPUV

No contexto da comunidade do Sakai, a tecnologia usada na plataforma de elearning da UFPUV, existe uma área para reporte das características de instalação.

Assim, para uma descrição das características actuais da instalação Sakai é consultar o seguinte endereço Web: http://issues.sakaiproject.org/confluence/display/PROD

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Desempenho após passagem para a versão 2.3 do Sakai

1. O cluster tomcat reduziu a carga de processamento do servidor em cerca de 1/3! Vejam o attachment sys.load-month.png!


2. O upgrade para a 2.3 (e consequente upgrade do Test & Quizzes) foi benéfico para o nº de conexões sql simultâneas: no attachment sys.mysql.openconnections-month.png podem ver incrementos (de quase 200%) que coincidiram com testes anteriores. Desde a actualização (min. de ligações passou de 13 para 27) que esta ferramenta parece comportar-se bem (fecha convenientemente as ligações) e não há picos da mesma ordem de grandeza no gráfico.


Note-se que foi efectuado um teste online com vários utilizadores em simultâneo e ainda assim a carga é bastante inferior a testes anteriores!

Etiquetas: ,